SEMANA DE 11/05/20 À 15/05/20
ARTES
A influência e como usar as cores na publicidade.
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
MORADA DO SOL
NOME:____________________________________________________
PROFESSOR(A):Eliziana Sandra Zamboni TURMA:____ DATA:___/___/__
AVENIDA MUNICIPAL, 250 BAIRRO
MORADA DO SOL – CAMPO BOM – RS
TELEFONE: 99668-7276 EMAIL: moradadosol@campobom.rs.gov.br
OBS: Qualquer dúvida entrar em contato com o(a)
professor (a) pelo
gmail:
lizizamboni79@gmail.com ou ligar para a escola no telefone: 99668-7276 para agendar o horário com o professor.
Essa atividade deverá ser entregue até o dia:
25/05/2020
# Leia o texto .
Um dos elementos mais importantes na publicidade são as
cores. Podemos alterar todo um contexto da imagem de uma empresa apenas com a
combinação correta que representam sua marca. Por isso decidimos falar sobre a
importância das cores na publicidade e quais são as melhores opções para cada
ocasião.
Um exemplo bem evidente é o uso recorrente do vermelho,
uma cor que estimula a fome além de representar a paixão, em logos de restaurantes e fast food. Exemplo de logos vermelhos
E o uso do azul, uma cor que representa confiança,
honestidade e lealdade, frequentemente usado nos logos de marcas de carro. Exemplo de logos azuis
Mas afinal, o que é a cor?
A cor é um comprimento de onda transmitida pelo espaço e
que são perceptíveis de forma diferente entre espécies diferentes. Por isso que
a cor que o ser humano enxerga é uma cor totalmente diferente que um cachorro
enxerga.
visão de
humanos X visão de cachorros
A influência e como usar as cores na publicidade.
Um artigo escrito por Ashley Karr, uma pesquisadora e UX
designer da Universidade da Califórnia, defende a influência que a cor tem nas
pessoas. Segundo a pesquisa, a cor pode aumentar a memorização, recordação e
reconhecimento em um projeto, criando um design mais eficiente, mais claro e
mais fácil de ser entendido. Por isso é muito importante entender a importância
das cores na publicidade e saber identificar onde usar cada uma delas.
Além disso, as
próprias cores podem afetar nossas emoções e humores graças aos significados
que atribuímos a elas. Podemos usar uma cor para estimular um sentimento específico.
Além do vermelho e do azul já mencionados temos:
– O verde que representa a natureza, saúde e a vida.
– O roxo que representa algo mágico, fantasia e
vaidade.
– O laranja que representa alegria, sucesso e
vitalidade.
– O rosa que representa romance, ternura e
ingenuidade.
– O amarelo que representa descontração, otimismo e
calor.
– O branco que representa paz, pureza e limpeza.
– O preto que representa respeito, isolamento e medo.
Com cada cor tendo um significado, é de extrema
importância que se pense com cuidado qual vai ser a mensagem que queremos
transmitir, pois se a cor errada for usada uma mensagem totalmente errada pode
ser comunicada.
Texto do site: https://fullen.com.br/importancia-cores-na-publicidade/
****** Atividade de Criação********
Palavras
Criativas
- Escute a música Dias Melhores ( Jota
Quest). Cante, dance e reflita com
a letra da música.
- Agora vamos espalhar palavras positivas, otimistas.
Escolha uma palavra, a minha vai
ser:
Esperança.
Olha como ficou!!!!
- Em uma folha de ofício ou de desenho, com os materiais de escrita, pintura, recorte,
colagem e outros. Escreva a palavra
sobre a folha utilizando diferentes
formatos de letras e decorar com muita criatividade.
Escreva em tamanho
grande, centralize, utilize letras diferentes, decore, pinte.
Seja criativo
Exemplos de formatos de letras
EDUCAÇÃO FÍSICA
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MORADA DO SOL
NOME:____________________________________________________
PROFESSOR(A):_____________________TURMA:____ DATA:___/___/__
AVENIDA MUNICIPAL, 250 BAIRRO MORADA DO SOL – CAMPO BOM – RS
TELEFONE: 99668-7276 EMAIL: moradadosol@campobom.rs.gov.br
Planejamento semanal do dia: 11/05/20 e 15/05/2020
Quantidades de períodos: 3
OBS: Qualquer dúvida entrar em contato com o professor Lucas Zabot pelo email lucas
.zabot@gmail.com ou ligar para a escola no telefone: 99668-7276 para agendar o
horário com o professor.
.zabot@gmail.com ou ligar para a escola no telefone: 99668-7276 para agendar o
horário com o professor.
Essa atividade deverá ser entregue até o dia: 18/05/2020
Olá!
Certamente nenhum de nós está feliz com essa situação. A aula de Educação Física é o
momento em que nos expressamos de maneira diferente das outras disciplinas. Podemos
correr, saltar, rolar, gritar, arremessar, lançar, suar, enfim, gastar nossa energia acumulada
para que, após o descanso, essa energia volte em níveis mais elevados. Infelizmente,
parece que, mais uma vez, teremos que passar por um processo de adaptação. Mas não é
nada demais, a gente vai dar conta e voltar o mais rápido possível para fazermos o que mais
gostamos!
momento em que nos expressamos de maneira diferente das outras disciplinas. Podemos
correr, saltar, rolar, gritar, arremessar, lançar, suar, enfim, gastar nossa energia acumulada
para que, após o descanso, essa energia volte em níveis mais elevados. Infelizmente,
parece que, mais uma vez, teremos que passar por um processo de adaptação. Mas não é
nada demais, a gente vai dar conta e voltar o mais rápido possível para fazermos o que mais
gostamos!
Para iniciarmos nossas atividades à distância, vamos relembrar algo que estávamos
estudando, a FREQUÊNCIA CARDÍACA. Como vocês devem lembrar, fizemos algumas
atividades de corrida em frente à escola, onde cada um podia monitorar a frequência
cardíaca e seu colega fazia as anotações. Lembram disso?
estudando, a FREQUÊNCIA CARDÍACA. Como vocês devem lembrar, fizemos algumas
atividades de corrida em frente à escola, onde cada um podia monitorar a frequência
cardíaca e seu colega fazia as anotações. Lembram disso?
Pois bem, desta vez, vocês serão os responsáveis pelas anotações relativas à sua frequência
cardíaca antes, durante e após o seu treino.
cardíaca antes, durante e após o seu treino.
A atividade consiste em realizar 6 séries de 50 repetições de polichinelos. Polichinelo é
aquele exercício em que você realiza um salto afastando os pés e os braços, seguido de
outro salto em que junta os pés e cola os braços no corpo.
aquele exercício em que você realiza um salto afastando os pés e os braços, seguido de
outro salto em que junta os pés e cola os braços no corpo.
Vocês terão que fazer uma tabela e preencher com seus dados, ou seja, anotar a frequência
cardíaca no início, depois do aquecimento, entre as séries de polichinelo e 5 minutos depois
de terminar os 6 tiros de polichinelos.
cardíaca no início, depois do aquecimento, entre as séries de polichinelo e 5 minutos depois
de terminar os 6 tiros de polichinelos.
Caso vocês tenham esquecido alguma coisa, podem revisar seus cadernos, pois este
conteúdo foi trabalhado e explicado várias vezes.
conteúdo foi trabalhado e explicado várias vezes.
Atenção!
Não esqueçam que vocês podem verificar a frequência cardíaca no peito, pulso e na região
do pescoço!
do pescoço!
Lembrem de contar os batimentos durante 15 segundos e multiplica-los para encontrar os
batimentos por minuto.
batimentos por minuto.
BOM TRABALHO!
PORTUGUÊS
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
MORADA DO SOL
NOME:____________________________________________________
PROFESSOR(A):_____________________TURMA:____
DATA:___/___/__
AVENIDA MUNICIPAL, 250 BAIRRO MORADA DO SOL – CAMPO BOM – RS
Planejamento semanal dos dias: 11/05
e 15/05 Quantidade de períodos
semanais: 4
OBS: Qualquer dúvida entrar em contato
com o(a) professor Jober Keitel pelo e-mail:
jober.keitel413274@gmail.com
Essa atividade deverá ser
entregue até o dia: 15/05/20
TEM TODO TIPO DE GENTE
Na sala
de aula da professora Marcela, havia alunos de todo jeito, espertos,
preguiçosos, inteligentes e aqueles que respondiam sem pelo menos pensar.
Certo
dia, ela perguntou ao Joãozinho:
___
Quanto são um mais dois.
___
Dois, respondeu ele rapidamente.
___
Nossa Joãozinho, essa é a conta mais fácil da matemática e você nem parou para
contar!
Bem que
a minha avó dizia, que tem gente que tem cabeça só para juntar caspa.
QUESTÃO 01.
Na parte do texto: “Nossa, essa é a conta
mais fácil da matemática e você nem sequer parou para contar! Bem que a minha
avó dizia, que tem gente que tem cabeça só para juntar caspa”.
O termo sublinhado significa que:
(A) O
aluno tinha caspa por isso errou a atividade. (B) A caspa afetou a memória do
aluno.
(C) Quem
tem caspa responde rapidamente.
(D) Que o aluno tem preguiça
de pensar.
QUESTÃO 02. Leia o texto abaixo.
CACHORROS
Os zoólogos acreditam que o cachorro se originou de
uma espécie de lobo que vivia na Ásia. Depois os cães se juntaram aos seres
humanos e se espalharam por quase todo o mundo. Essa amizade começou há uns 12
mil anos, no tempo em que as pessoas precisavam caçar para se alimentar. Os
cachorros perceberam que, se não atacassem os humanos, podiam ficar perto deles
e comer a comida que sobrava. Já os homens descobriram que os cachorros podiam
ajudar a caçar, a cuidar de rebanhos e a tomar conta da casa, além de serem
ótimos companheiros. Um colaborava com o outro e a parceria deu certo.
O assunto tratado nesse texto é a:
(A) relação entre
homens e cães. (B)
profissão de zoólogo.
(C) amizade entre os animais. (D)
alimentação dos cães.
QUESTÃO 03 - Leia o texto abaixo e responda às questões.
Caipora
É
um mito do Brasil que os índios já conheciam desde a época do descobrimento.
Índios e Jesuítas o chamavam de Caiçara, o protetor da caça e das matas.
Seus
pés voltados para trás servem para despistar os caçadores, deixando-os sempre a
seguir rastros falsos. Quem o vê, perde totalmente o rumo, e não sabe mais
achar o caminho de volta. É impossível capturá-lo.
Para atrair suas
vítimas, ele, às vezes, chama as pessoas com gritos que imitam a voz humana. É
também chamado de Pai ou Mãe-do-Mato, Curupira e Caipora. Para os Índios
Guaranis, ele é o Demônio da Floresta.
Às vezes é visto montando um porco do mato.
De acordo com esse texto, os pés voltados para trás
da Caipora servem para:
(A) atrair suas
vítimas.
(B) despistar caçadores.
(C) montar um porco do mato. (D) proteger as matas.
QUESTÃO 04- Leia esta tira, de
Ziraldo.
1) Observe, no 1º quadrinho, os objetos que o
Maluquinho tem nas mãos e o ambiente em que ele está. O que ele vai fazer?
__________________________________________________________
2) No 1º quadrinho, Maluquinho emprega duas palavras
que indicam ordem numa dada sequência. Quais são essas palavras?
__________________________________________________________
MATEMÁTICA
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MORADA DO SOL
NOME:____________________________________________________
PROFESSOR(A):_____________________TURMA:____ DATA:___/___/__
AVENIDA MUNICIPAL, 250 BAIRRO MORADA DO SOL – CAMPO BOM – RS
TELEFONE: 99668-7276 EMAIL: moradadosol@campobom.rs.gov.br
Planejamento semanal dos dias: 11/05, 13/05 e 15/05. Quantidade de períodos semanais: 5
OBS: Qualquer dúvida entrar em contato com a professora pelo e-mail
gabrielafarias2203@gmail.com ou ligar para a escola no telefone: 99668-7276 para
agendar o horário com a professora.
Essa atividade deverá ser entregue até o dia: 18 / 05 /20
Olá!! Queridos alunos do 6° ano, vamos fazer uma combinação antes de começar estas
atividades que estou lhes enviando, as atividades que estávamos fazendo antes do
distanciamento social deixaremos para realizarmos juntos quando retornarmos. Estou aqui lhes
encaminhando as atividades para está semana. Preparei tudo com carinho, espero que todos
estejam bem!!
- Descubra os algarismos que faltam em cada um dos cálculos, observando as operações:
- Uma loja tem espaço para guardar 8500 livros. Se nela há 6389 livros, para quantos ainda há espaço?
- Quantos anos você fará no ano 2037? Como acredita que estará sua vida, conte-me um pouquinho.
- Uma empresa produziu no primeiro trimestre 6905 peças, no segundo trimestre a mesma empresaproduziu 795 peças a mais que no primeiro trimestre. Nessas condições:
- Quantas peças a empresa produziu no segundo trimestre?
- Quantas peças a empresa produziu no semestre?
- Com 12 prestações mensais iguais de 325 reais posso comprar uma moto. Quanto vou pagar por essamoto?
- Um colégio levou 160 alunos numa excursão ao jardim Zoológico e para isso repartiu igualmente osalunos em 4 ônibus. Quantos alunos foram em cada ônibus?
- Em um cinema, cuja capacidade é para 136 pessoas, ficaram 54 poltronas vagas durante a sessão deum filme, e as demais, ocupadas por uma pessoa cada. Quantas pessoas assistiram ao filme naquela
- sessão?
- Márcio tinha certa quantia em dinheiro e, após pagar uma dívida de R$327,00 ainda lhe sobraramR$1.057,00. Quantos reais Márcio tinha inicialmente?
- Em certo jogo para Karina passar de fase, ela precisa fazer 1000 pontos. Sabendo que ela já fez 683pontos, quantos pontos ainda são necessários para que Karina passe de fase?
- Júnior foi a uma loja e comprou os itens indicados a seguir, pagando com duas cédulas de R$100,00.
Qual a quantia que Júnior receberá de troco? Resolva em forma de expressão numérica.
CIÊNCIAS
ESCOLA
MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MORADA DO SOL
NOME:____________________________________________________
PROFESSOR(A):_____________________TURMA:____ DATA:___/___/__
AVENIDA MUNICIPAL, 250 BAIRRO MORADA DO SOL – CAMPO BOM – RS
TELEFONE: 99668-7276 EMAIL: moradadosol@campobom.rs.gov.br
Planejamento semanal do dia: 12/05/2020 e 14/05/2020
Carga Horaria Semanal: 3 Períodos
OBS: Qualquer dúvida entrar em contato com a
professora pelo e-mail:
andressapiazzamakoski@gmail.com
ou ligar para a escola no telefone: 99668-7276 para agendar o horário com a professora.
Essa
atividade deverá ser entregue até o dia: 18/05/2020
Atividade
de Ciências - Turma 61
Em nossas
últimas aulas, vimos que todos os seres vivos são formados por células. Alguns
organismos podem ser compostos de apenas uma única célula, os unicelulares, e
outros organismos podem ser formados por muitas células, os pluricelulares. O
ser humano, por exemplo, é pluricelular, tem trilhões de células trabalhando em
conjunto para manter o organismo vivo.
Existem
alguns ingredientes-chave que uma célula precisa para ser uma célula,
independentemente de ela ser procariótica ou eucariótica. Todas as células
compartilham componentes principais:
●
A membrana
plasmática é o revestimento externo que separa o interior da célula do
ambiente ao seu redor.
●
O Citoplasma consiste
de um citosol gelatinoso no interior da célula, mais as estruturas celulares
suspensas nele. Nos eucariontes, citoplasma significa especificamente a região
fora do núcleo, mas dentro da membrana plasmática.
●
O DNA é
o material genético da célula.
●
Os Ribossomos são
máquinas moleculares que sintetizam as proteínas.
Quanto ao
tipo de célula, podemos dividi-las em dois tipos: as procarióticas e as
eucarióticas
Componentes das células procarióticas
Apesar
destas semelhanças, os procariontes e eucariontes diferem em várias maneiras
importantes. Um procarionte é
um organismo simples, unicelular, sem núcleo ou organelas limitadas por
membrana. No momento é importante saber que as células procarióticas não são
divididas internamente por paredes de membrana, elas consistem de um único
espaço aberto.
Diferentemente
das células procarióticas, as células eucarióticas têm:
●
Um núcleo limitado por uma membrana,
formando uma cavidade centralizada que guarda o material genético da célula.
●
Algumas organelas limitadas por
membranas, formando compartimentos flutuantes no citoplasma que possuem funções
especializadas.
●
As células eucarióticas são muito mais
complicadas do que as procarióticas. Elas possuem uma variedade de estruturas
subcelulares que desempenham papéis importantes no equilíbrio energético,
metabolismo e expressão gênica.
Observaçao: Estes desenhos de células
procarióticas e eucarióticas, fizemos juntos no quadro, lembram?
** SE PUDEREM ACESSEM OS LINKS ABAIXOS, SÃO
VIDEOS SOBRE ESTE ASSUNTO**
Vídeo sobre os principais tipos de células: https://pt.khanacademy.org/science/biology/structure-of-a-cell/modal/v/prokaryotic-and-eukaryotic-cells
Vídeo sobre a escala das células: https://pt.khanacademy.org/science/biology/structure-of-a-cell/modal/v/scale-of-cells
Vídeo sobre a Teoria celular: https://pt.khanacademy.org/science/biology/structure-of-a-cell/modal/v/cell-theory
ATIVIDADES:
1.
Explique os conceitos unicelular e pluricelular:
2.
Quais componentes principais de uma célula?
3.
Qual a função da membrana plasmática?
4.
O que é o DNA?
5.
O que é uma célula procariótica?
6.
Quais diferenças a célula eucariótica possui da
procariótica?
7.
Observando o desenho no texto da célula
eucariótica, quais estruturas estão presentes na eucariótica vegetal e não
estao presentes na eucariótica animal?
Fonte: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2218/celula-a-unidade-basica-do-corpo-dos-seres-vivos
HISTÓRIA
Oi pessoal...! Tudo bem?
Antes de tudo gostaria de
desejar para vocês alunos um bom retorno
as aulas e espero que a maioria consiga se adaptar com o ensino a
distância. As atividades propostas devem
ser realizadas de acordo com a realidade do aluno. A escola e os professores
estarão disponíveis para dúvidas que os alunos tiverem, bem como para ajudar a
solucionar eventuais problemas referente as atividades propostas. Espero que
todos estejam respeitando o distanciamento social, quando possível obviamente!
“Ninguém nasce feito, ninguém
nasce marcado para ser isso ou aquilo. Pelo contrário, nos tornamos isso ou
aquilo. Somos programados, mas, para aprender”.
Paulo Freire.
Um bom retorno para
nós...!
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
MORADA DO SOL
NOME:____________________________________________________
PROFESSOR(A):_____________________TURMA:____ DATA:___/___/__
AVENIDA MUNICIPAL, 250 BAIRRO MORADA DO SOL – CAMPO BOM – RS
TELEFONE: 99668-7276 EMAIL: moradadosol@campobom.rs.gov.br
Planejamento semanal dos dias: 11/05 e 15/05 Carga horária semanal: 2 períodos
OBS: Qualquer dúvida entrar em contato com o(a) professor (a) pelo email
oliveiranetocezar@gmail.com ou ligar para a escola no telefone: 99668-7276 para agendar o horário com o professor.
Essa atividade deverá ser entregue até o dia: 18/05/2020
Atividade 1
Faça uma leitura do seguinte texto.
Texto: História da História.
Data:11 de maio de 2020
Apresentação: Alunos e Alunas, a aula de agora tem
por finalidade apresentar de forma didática a história de nossa história, ou
seja, vamos juntos descobrir como nasceu o estudo de história, tão importante
para nós, bem como seu desenvolvimento ao longo do tempo.
Das Origens da História até o século
XVIII(18)
A História, como já estudamos é uma disciplina que realiza
um estudo e uma narrativa sobre o passado, presente e futuro. Ela
vai nascer na Grécia antiga no século V a.c. Com o historiador Heródoto de
Alicárnasso.
A primeira forma de se realizar um entendimento, bem como
significar o mundo veio educandos através dos Mitos. Os Mitos são narrativas orais que surgiram também na Grécia
Antiga antes do século V a. Essas narrativas alunos não se preocupavam com a
verdade e nem com a realidade, apenas tinham a intenção de dar um significado
para o mundo, estes Mitos portanto possuíam um caráter pedagógico.
Vamos agora alunos e alunas conhecer um pouco dos principais
historiadores gregos...! Espero que gostem...
Heródoto de Alicarnasso.
Foi ele quem usou o termo história pela primeira vez. Se preocupava mais com a realidade do que com
os mitos.
Tucidides
Era mais comprometido com as fontes histórica (para quem não
lembra o que são fontes históricas, peço que revisem esse conteúdo referente as
fontes históricas no caderno). Se distanciou completamente dos mitos, como
forma de compreensão de mundo.
Encerramos aqui como se realizava o estudo da história na
Grécia Antiga, agora vamos ver como estava a História na Grande Roma antiga.
História em Roma Antiga
O estudo de História em Roma antiga se iniciou no século III
a.c. Tinha um caráter cívico, ou seja era usado o estudo da história para
empoderar os cidadãos romanos, para construir uma autoimagem positiva, tento
por base um passado glorioso.
Vamos alunos e alunas conhecer que foram os principais
historiadores romanos...!
Tácito
Se preocupava com a realidade das fontes, era comprometido a
montar uma história realista. Mostrou em seus trabalhos o inevitável declínio
de Roma
Tito Lívio
Tem um estudo sobre a
História de forma didática e de apelo
cívico e moral. Queria enaltecer a história de Roma, portanto não se preocupava
com a verdade nas fontes.
Atividade 2
Após a leitura do Texto sobre a História da história na
Grécia e na Roma antiga pesquise em um dicionário sobre o significado das
seguintes palavras:
-História
-Mito
-Termo
-Civil.
Após a pesquisa descreva com suas palavras o que você aluno entendeu sobre o significado de
cada palavra que pesquisou no dicionário.
Atividade 3
Responda:
1- Onde surgiu a História?
2- O que são os Mitos?
3- Como era o estudo de
História na Grécia Antiga?
4- Como era o estudo de
História em Roma?
Façam as atividades qualquer dúvida mandar e-mail...!!
GEOGRAFIA
ESCOLA
MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MORADA DO SOL
NOME:____________________________________________________
PROFESSOR(A):_____________________TURMA:61 DATA:___/___/__
AVENIDA
MUNICIPAL, 250 BAIRRO MORADA
DO SOL – CAMPO BOM – RS
TELEFONE:
99668-7276 EMAIL: moradadosol@campobom.rs.gov.br
Planejamento
semanal dos dias: 11/05 a
15//05/2020 Quantidade de períodos
semanais: 2
OBS: Qualquer dúvida entrar em contato com o(a)
professor Jerônimo(a) pelo em
jeronimofelipe34@gmail.com ou ligar para a escola no telefone: 99668-7276 para agendar o horário com o professor.
Essa atividade deverá ser entregue até o
dia: 18/05/2020
Orientação e Localização na superfície terrestre – Geografia
A orientação está presente em nosso dia a
dia a todo o momento nos lugares que vamos, precisamos saber como chegar e como
voltar para casa. Assim contamos com ajuda de pessoas e instrumentos.
Quando queremos chegar a um ponto qualquer,
em uma viagem, por exemplo, perguntamos orientações a pessoas, tais como: onde
fica tal lugar?
Como faço
para chegar lá?
A
determinada rua fica próxima a que?
Essas
perguntas nos ajudam na localização.
Desde os primeiros povos da antiguidade,
os homens precisavam se localizar, pra realizar sua coleta, localizar sua caça,
etc, e do mesmo modo tinha que ter referências para voltar. Nas grandes navegações não era diferente, no
século XVI os europeus se lançaram ao mar em busca de novas terras e as novas
descobertas. Para ampliar seus horizontes precisavam de algo que os guiassem.
GPS,
Global Positioning System em inglês,
ou “Sistema de Posicionamento Global”,
é um sistema eletrônico de navegação civil e militar que emitem coordenadas em
tempo real e é alimentado por informações de um sistema de 24 satélites chamado
NAVSTAR e controlado pelo DoD, Department
of Defence (Departamento de Defesa) dos EUA.
O
GPS, de início, era um projeto militar dos EUA chamado de “NAVSTAR” e que foi
criado na década de 1960, mas que só foi considerado completo em 1995, depois
de 35 anos de trabalho que custaram 10 bilhões de dólares aos cofres
americanos.
Atividade.
1)Complete as tabelas
abaixo .
Pontos cardeais
|
Sigla
|
Pontos colaterais
|
Siglas
|
Na atividade abaixo consulte a rosa
dos ventos da página 02 e preencha conforme exemplo na primeira linha.
Siglas
|
Pontos Subcolaterais
|
Localização
|
NNE
|
Norte-nordeste
|
Entre o norte e o nordeste
|
2)Observe
o mapa do Brasil abaixo e resolva as seguintes questões .
a)
Cite o
estado a leste do Maranhão ......................
b)
Cite os
dois estados localizados ao sul do Paraná..................
c)
Indique o
estado a oeste de Sergipe.....................
d)
Cite um
estado que esteja a nordeste de Goiás ........................................
e)
Em relação
a Rondônia ,em que direção se localiza o estado de Roraima ?.............
ENSINO RELIGIOSO
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MORADA DO SOL
NOME:____________________________________________________
PROFESSOR(A):_____________________TURMA:____ DATA:___/___/__
AVENIDA MUNICIPAL, 250 BAIRRO MORADA DO SOL – CAMPO BOM – RS
TELEFONE: 99668-7276 EMAIL: moradadosol@campobom.rs.gov.br
Planejamento semanal dos dias: 11/05
e 18/05/2020 Quantidade de períodos:
2
OBS: Qualquer
dúvida entrar em contato com o(a) professor Jerônimo(a) pelo em jeronimofelipe34@gmail.com ou ligar para a
escola no telefone: 99668-7276 para
agendar o horário com o professor.
Essa atividade deverá ser entregue até o dia: 25/05/2020
Ensino Religioso
6º Ano
Quando menino
eu era impaciente, arreliado e áspero no tratamento com as outras pessoas. Quando desejava alguma coisa, ao invés de
solicitar com educação, azucrinava os ouvidos alheios até que, para se livrarem
de mim, davam-me o que pretendia. Assim, transformara-me em uma criança pouco
simpática. Eu percebia que aquilo aborrecia muito os meus pais, porém pouco me
importava com isso. Desde que obtivesse o que queria, dava-me por satisfeito.
Mas, está claro, se eu importunava e agredia as pessoas, estas passaram a
tratar-me de igual maneira. Cresci um pouco e de certa feita me apercebi de que
a situação era desconfortável e me preocupei sem, entretanto, saber como me
modificar.
O aprendizado
me foi dado em um domingo em que fui, com meus pais e meus irmãos, passar o dia
no campo. Corremos e brincamos muito até que, para descansar um pouco,
dirigi-me para a margem do riacho que coleava entre um pequeno bosque e os
campos. Ali encontrei uma coisa que parecia uma pedra capaz de andar. Era uma
tartaruga. Examinei-a com cuidado e quando me aproximei mais o estranho animal
encolheu-se e fechou-se dentro de sua casca. Foi o que bastou. Imediatamente
pretendi que ela devia sair e, tomando um pedaço de galho, comecei a cutucar os
orifícios que haviam na carapaça. Mas os meus esforços resultavam vãos e eu
estava ficando, como sempre, impaciente e irritado. Foi quando meu pai se
aproximou de mim. 14
Olhou por um instante o que eu estava fazendo e, em seguida,
pondo-se de cócoras junto a mim, disse calmamente:
— Meu filho, você está perdendo o seu tempo. Não vai
conseguir nada, mesmo que fique um mês cutucando a tartaruga. Não é assim que
se faz. Venha comigo e traga o bichinho.
Acompanhei-o e ele se deteve perto na fogueira que havia
acendido com gravetos do bosque. E me disse:
— Coloque a tartaruga aqui, não muito perto do fogo. Escolha
um lugar morno e agradável.
Eu obedeci. Dentro de alguns minutos, sob a ação do leve
calor, a tartaruga pôs a cabeça de fora e caminhou tranquilamente em direção a
mim. Fiquei muito satisfeito e meu pai tornou a se dirigir a mim, observando:
— Filho, as pessoas podem ser comparadas às tartarugas. Ao
lidar com elas procure nunca empregar a força.
O calor de um coração generoso pode, às vezes, levá-las a
fazer exatamente o que queremos, sem que se aborreçam conosco e até, pelo
contrário, com satisfação e espontaneidade.
ATIVIDADES
Responda
- É difícil obedecer aos pais?
Por quê?
- Na prática, quando é que os
filhos desrespeitam os seus pais?
- Fale sobre o dom da paciência.
Relate um caso real.
Escreva
Escreva um agradecimento a seus pais ou responsáveis pelo
que eles têm feito por você.
INGLÊS
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
MORADA DO SOL
NOME:____________________________________________________
PROFESSOR(A):_____________________TURMA:____
DATA:___/___/__
AVENIDA MUNICIPAL,
250 BAIRRO MORADA DO SOL – CAMPO BOM
– RS
TELEFONE:
99668-7276 EMAIL: moradadosol@campobom.rs.gov.br
Planejamento
semanal do dia: 11/ 05/2020 a 15/05/2020
Carga horária semanal: 2
períodos
OBS: Qualquer
dúvida entrar em contato com o(a) professor (a) pelo e-mail orgulhodesermorada@gmail.com
ou ligar para a escola no telefone: 99668-7276 para agendar o horário com o professor.
Essa
atividade deverá ser entregue até o dia: 18/05/2020
Hello people!
Esperamos que todos estejam bem e em suas
casas, com todos os cuidados, para que em breve estejamos juntos novamente. A
saudade de vocês está batendo forte em nós.
Em nossas aulas estávamos elaborando um
caderno com uma lista de palavras em inglês e suas traduções para o português.
Chegou a hora de utilizá-las.
A atividade que estamos propondo é a de
criar um caça-palavras ( word Hunter), com 10 palavras que constam na lista. As
palavras a serem encontradas devem ser listadas em inglês e a tradução para o
português.
Olhem o modelo abaixo:
ADFREGHFTRDSCVBNHUKMVCDSAW
FGTOPKLMNHYTREDCVSEWAEWRLM
MJBGYURESOHNBVFRTYUZXLOLKJKL
OTHJGNMRCUGTRHAIRILCERSMHTEP
CATBDERCBSTJUYKMNBGTYRFVLOTE
VREFTRTMNEOLTREFRDVBTYUJLMEC
WIFETERDESCAGHUJGNBMJYOKDTEX
|
House – casa
Cat – gato
Hair- cabelo
Wife- esposa
Este é apenas um modelo a ser seguido. Não
utilizem essas palavras.
Você não marcará a palavra no quadro, só
listará as que deverão ser encontradas.
Desafiem alguma pessoa da família a
resolver o caça-palavra, que poderá ser feito a mão, e se possível postem fotos deles quebrando a
cabeça.
Bom trabalho!
MÚSICA
PRODUÇÃO TEXTUAL
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
MORADA DO SOL
NOME:____________________________________________________
PROFESSOR(A):_____________________TURMA:____ DATA:___/___/__
AVENIDA MUNICIPAL, 250 BAIRRO MORADA DO SOL – CAMPO BOM – RS
TELEFONE: 99668-7276 EMAIL: moradadosol@campobom.rs.gov.br
Planejamento extra semanal do dia: 11/05/20 a 15/05/20
OBS: Qualquer dúvida entrar em contato com a
professora Jéssica Marques pelo e-mail: jemarquesprof@gmail.com ou ligar para a
escola no telefone: 99668-7276 para agendar o horário com o professor.
Essa
atividade deverá ser entregue até o dia: 18/05/20
Produção
de texto
Orientações:
1º:
Observe, atentamente, a sequência de imagens do Garfield:
Disponível em: http://tirinhasdogarfield.blogspot.com.br/.
2º:
Produza um texto, com no máximo 20 linhas, a partir da sequência observada.
Dessa forma, o seu texto deverá apresentar a seguinte estrutura:
•
Início
•
Meio
•
Fim
3º: Crie
um título interessante para o seu texto.
ÉTICA E CIDADANIA
Oi pessoal...! Tudo bem?
Antes de tudo gostaria de desejar para vocês alunos um bom retorno as aulas e espero que a
maioria consiga se adaptar com o ensino a distância. As atividades propostas devem ser realizadas
de acordo com a realidade do aluno. A escola e os professores estarão
disponíveis para dúvidas que os alunos tiverem, bem como para ajudar a
solucionar eventuais problemas referente as atividades propostas. Espero que
todos estejam respeitando o distanciamento social, quando possível obviamente!
“Ninguém nasce feito, ninguém nasce
marcado para ser isso ou aquilo. Pelo contrário, nos tornamos isso ou aquilo.
Somos programados, mas, para aprender”.
Paulo Freire.
Um bom retorno para nós...!
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MORADA DO SOL
NOME:____________________________________________________
PROFESSOR(A):_____________________TURMA:____ DATA:___/___/__
AVENIDA MUNICIPAL, 250 BAIRRO MORADA DO SOL – CAMPO BOM – RS
TELEFONE: 99668-7276 EMAIL: moradadosol@campobom.rs.gov.br
Planejamento semanal dos dias: 11/05 a 15/05 Carga horária semanal: 1 período
18/05 a 22/05 Carga horária semanal: 1 período
OBS: Qualquer dúvida entrar em contato com o(a) professor (a) pelo
em @gmail.com ou ligar para a escola no
telefone: 99668-7276 para agendar o
horário com o professor.
Essa atividade deverá ser entregue até o dia: 25/05/2020
Atividade 1
Leia o texto com atenção:
Ética é uma área da Filosofia que busca
problematizar as questões relativas aos costumes
e à moral de uma sociedade, sem recorrer ao senso comum. A ética tenta
estabelecer, de maneira moderada e com uma visão questionadora, o que é o certo e o errado e a linha, muitas
vezes tênue, entre o bem e o mal. A
ética está intimamente ligada à moral e consiste numa importante ferramenta
para o bom convívio entre as pessoas e para o bom funcionamento das relações e
das instituições sociais.
Responda:
A) Com base no conteúdo de
Ética no caderno de você aluno, responda com suas palavras qual é o objetivo do
estudo de Ética?
B) Com base no que o aluno tem de conteúdo no
caderno, responda com suas palavras quem é o filósofo considerado como o pai da
ética?
C) Responda levando em
conta sua opinião, qual a relação entre o estudo de Ética e o distanciamento
Social em meio a uma Pandemia.
Boa atividade... Saudade
de vocês..!
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário!