SEMANA DE 11/05/20 À 15/05/20
PROFESSORA JENIFER
A Lenda do Sol e da Lua
EDUCAÇÃO FÍSICA
MÚSICA
INGLÊS
ESCOLA
MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MORADA DO SOL
NOME:____________________________________________________
PROFESSOR(A): Jenifer
TURMA:42 DATA:___/___/__
AVENIDA MUNICIPAL,
250 BAIRRO MORADA DO SOL – CAMPO BOM
– RS
TELEFONE:
99668-7276 EMAIL: moradadosol@campobom.rs.gov.br
Planejamento
semanal do dia: 11/05/2020 a
15/05/2020
OBS: Qualquer
dúvida entrar em contato com o (a) professor (a) pelo e-mail em
jeni.lima.pedroso@gmail.com ou ligar para a escola no telefone 996687276 para
agendar horário com o professor.
Essa
atividade deverá ser entregue até o dia: 18/05/2020
Tudo tem uma história e hoje
vamos ler uma lenda indígena:
A Lenda do Sol e da Lua
As Lendas são histórias populares
que buscam explicar de maneira bem criativa um determinado acontecimento. As
Lendas têm um enorme valor, pois por meio delas é possível entender como alguns
povos enxergam e se relacionam com o mundo a sua volta.
Entre os povos indígenas da
Amazônia uma dessas histórias curiosas é a que explica a origem do Sol e da
Lua.
No meio da floresta existiam
duas tribos de índios que viviam próximos. Uma das tribos ficava no alto de uma
grande montanha e a outra no fundo do vale, de modo que seus moradores podiam
se ver à distância. Mesmo com essa proximidade entre as duas tribos, seus
moradores não se falavam, pois eles eram rivais há várias gerações.
Certo dia, o filho do cacique
da tribo da montanha pegou seu arco e flecha para ir caçar e no meio da trilha
encontrou uma bela índia da tribo rival, que estava ali colhendo frutos
silvestres. Aquele encontro inesperado fez nascer entre eles uma forte paixão.
Assim, todos os dias eles se encontravam no meio da mata para namorar
escondidos da vista dos outros índios.
O
tempo foi passando até que um dia eles foram pegos por um grupo de guerreiros
da tribo da montanha que os levou para serem julgados. As leis da tribo não
permitiam a aproximação entre os dois grupos rivais, e quem quebrasse tal regra
seria condenado a pena de morte. Esse era o destino que estava reservado ao
belo casal.
O cacique, que era pai do
jovem rapaz, ao saber que seu filho havia se apaixonado por uma índia da tribo
rival buscou uma saída para não ver seu filho morrer.
O velho cacique pediu ao pajé
da tribo que preparasse uma poção mágica para transformar o jovem casal em dois
astros celestes. O cacique sabia que eles deveriam ser punidos, mas não queria
a pena de morte para seu querido filho.
Assim, o pajé preparou uma
poção mágica para eles beberem. Os dois foram condenados a viverem eternamente
longe de suas tribos, sozinhos no céu. Logo que beberam a poção mágica, o rapaz
foi transformado no Sol e a moça se transformou na Lua.
É por isso que todos os dias o Sol está sempre
cruzando os céus em busca da bela índia, que agora vive na forma da Lua. Às
vezes, ele alcança sua amada e consegue abraçá-la, o que dá origem ao eclipse
lunar.
Disponível
em: <https://www.recantodasletras.com.br/ensaios/ >acesso em 04/05/19.
Responda de acordo com o texto:
1- Por que o filho
do cacique foi transformado no sol? ______________________________________
_________________________________________________________________________.
2- Qual foi a
alternativa encontrada pelo cacique para salvar seu filho da morte?
______________________
_________________________________________________________________________.
3- Quem são os
personagens dessa história? _________________________________________________
________________________________________________________________________________.
4-Faça um desenho
ilustrando como você imagina a vida dos indígenas brasileiros antes da chegada
dos portugueses ao Brasil:
|
Campo Bom: Mistura
de povos e etnias
Campo Bom tem como
formação étnica predominante germânica, mas tem outras tantas etnias e
culturas. O período de urbanização veio por volta de 1959, juntamente com a
emancipação, quando Campo Bom deixou de pertencer a São Leopoldo, e passou a se
desenvolver economicamente. Antes de os imigrantes alemães virem para Campo
Bom, a partir de 1825, tinham portugueses aqui. E antes dos portugueses já
tinha a tribo de índios Kaingang. Além disso, muitas pessoas começaram a vir de
comum na época famílias inteiras virem de Santa Catarina, Paraná, para
trabalhar nas fábricas.
Disponível em<https://www.jornalnh.com.br/noticias/regiao/2019/01/2369891-uma-historia-rica--com-educacao-e-pioneirismo--saiba-mais-sobre-campo-bom.html>Acesso em 04/05/20.
Marque um x nas respostas corretas:
( ) Campo Bom tem formação
étnica predominante italiana.
( ) Antes do Imigrantes
alemães haviam os imigrantes italianos aqui em Campo Bom.
( ) Haviam tribos indígenas em
Campo Bom
( ) Campo Bom é formado por
uma só etnia: os portugueses
Como observamos no texto acima muitas culturas diferentes formam a
população de Campo Bom, cada uma com suas crenças, e características próprias,
como já vimos em sala de aula.
O mais importante é o respeito por toda e qualquer pessoa independente
de sua cor de pele, religião, cultura ou característica física.
Pensando nisso vamos refletir:
Em relação a frase ao
lado marque um V para verdadeiro e um F para Falso:
( ) Devemos respeitar todas as crenças
religiosas.
(
) Não é certo falar mal do que o outro acredita, mesmo que não seja o
mesmo que você acredite.
( ) Podemos desrespeitar quem não acredita no
que eu acredito.
( ) Existem diversas crenças religiosas.
Pensando um pouco nas crenças,
símbolos, religiões, culturas conseguimos perceber que também existem diversas
formas de Arte, e que ela faz parte do nosso cotidiano, nas pinturas, peças de
teatro, música...
Então vamos ver um pouquinho das
pinturas indígenas:
.
Cada pintura tem um significado
diferente, agora é hora de você colocar sua criatividade em ação. Escolha uma
delas e desenhe no boneco. Descreva qual você desenhou e por que escolheu.
Vamos pensar matematicamente
para resolver as situações:
A)
Em uma reserva
indígena os moradores utilizam-se da pescaria para garantir o seu sustento,
eles pescaram durante o mês de março 323 peixes, no mês de abril 265 e em maio
435. Quantos peixes eles pescaram durante os três meses?
B)
Cada peixe é
vendido por dois reais, ou seja no mês de março eles venderam os peixes e
ganharam seiscentos e quarenta e seis reais. Conforme o exemplo:
C D U
3 2 3
X 2
_____________
6
4 6 Quanto dinheiro eles ganharam nos
meses de abril e maio?
C) Em que mês eles ganharam mais dinheiro? Por quê?
_______________________ ________________________________________________________________________
________________________________________________________________________.
D) Qual a diferença de peixes pescados entre o mês de maio e março?
_________________________________________________________________________.
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO
FUNDAMENTAL MORADA DO SOL
NOME:____________________________________________________
PROFESSOR(A)
Denize Pires da Silva TURMA: DATA:___/___/____.
AVENIDA MUNICIPAL,
250 BAIRRO MORADA DO SOL – CAMPO BOM
–
TELEFONE: 99668-7276 EMAIL: moradadosol@campobom.rs.gov.br
Planejamento semanal do dia: 11/05/2020 ao dia 15/05/2020
OBS: Qualquer dúvida entrar em contato com o(a) professor (a) pelo
email denizepires.paim@gmail.com
ou ligar para a escola no telefone: 99668-7276
para agendar o horário com o professor.
Essa
atividade deverá ser entregue até o dia: 18/05/2020
Turma 42
Olá caros alunos e pais!
Meu nome é Denize Pires da Silva e sou a nova
professora de Educação Física.
Este é o primeiro contato que estamos tendo, por
isso temos muitas coisas para conversar,
e neste primeiro momento gostaria de poder conhecê-lo (a) melhor.
Pensando nisso que desenvolvi as tarefas a seguir:
1) A primeira tarefa será fazer um vídeo ou
escrever falando de si mesmo. Caso não
consiga sozinho peça ajuda e auxílio de seus pais ou responsáveis. Ok
Se apresentar – falar o nome e a idade, com quem mora.
Falar do que espera fazer nas aulas de educação física e o
que não gosta de fazer nas aulas.
Sempre temos conhecimentos que trazemos para a escola que
são adquiridos no dia a dia, em contato com nossos familiares e amigos, se você
conhece alguma brincadeira ou jogo que gostaria de compartilhar com seus
colegas me diga/mostre ou descreva para nós.
2) Agora peço que sinalize de 01 a 13 por ordem
de preferência as atividades que mais gosta nas aulas de educação física.
Comece pela que mais gosta pelo 1 e sucessivamente até o 13 menos gosta ou não
sabe dizer:
( )corridas
( )brincadeiras de pega-pega
( )ginástica
( )circuitos
( )alongamento
( )brincadeiras de roda
( )brincadeiras em grupo
( )jogos de mesa
( )jogos de quadra
( )atividades com bola
( )atividades com corda
( )atividades manuais com
materiais diversos
( )atividades com
música e ritmos/dança
MÚSICA
INGLÊS
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário!