TURMA 42



SEMANA DE 11/05/20 À 15/05/20

PROFESSORA JENIFER


  
     ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MORADA DO SOL
     NOME:____________________________________________________
     PROFESSOR(A):  Jenifer      TURMA:42      DATA:___/___/__
   
AVENIDA MUNICIPAL, 250     BAIRRO MORADA DO SOL – CAMPO BOM – RS
TELEFONE: 99668-7276     EMAIL: moradadosol@campobom.rs.gov.br

Planejamento semanal do dia:  11/05/2020  a  15/05/2020

OBS: Qualquer dúvida entrar em contato com o (a) professor (a) pelo e-mail em jeni.lima.pedroso@gmail.com ou ligar para a escola no telefone 996687276 para agendar horário com o professor.

Essa atividade deverá ser entregue até o dia: 18/05/2020

Tudo tem uma história e hoje vamos ler uma lenda indígena:

                               A Lenda do Sol e da Lua

            As Lendas são histórias populares que buscam explicar de maneira bem criativa um determinado acontecimento. As Lendas têm um enorme valor, pois por meio delas é possível entender como alguns povos enxergam e se relacionam com o mundo a sua volta.
            Entre os povos indígenas da Amazônia uma dessas histórias curiosas é a que explica a origem do Sol e da Lua.
           No meio da floresta existiam duas tribos de índios que viviam próximos. Uma das tribos ficava no alto de uma grande montanha e a outra no fundo do vale, de modo que seus moradores podiam se ver à distância. Mesmo com essa proximidade entre as duas tribos, seus moradores não se falavam, pois eles eram rivais há várias gerações.
            Certo dia, o filho do cacique da tribo da montanha pegou seu arco e flecha para ir caçar e no meio da trilha encontrou uma bela índia da tribo rival, que estava ali colhendo frutos silvestres. Aquele encontro inesperado fez nascer entre eles uma forte paixão. Assim, todos os dias eles se encontravam no meio da mata para namorar escondidos da vista dos outros índios.
            O tempo foi passando até que um dia eles foram pegos por um grupo de guerreiros da tribo da montanha que os levou para serem julgados. As leis da tribo não permitiam a aproximação entre os dois grupos rivais, e quem quebrasse tal regra seria condenado a pena de morte. Esse era o destino que estava reservado ao belo casal.
            O cacique, que era pai do jovem rapaz, ao saber que seu filho havia se apaixonado por uma índia da tribo rival buscou uma saída para não ver seu filho morrer.
            O velho cacique pediu ao pajé da tribo que preparasse uma poção mágica para transformar o jovem casal em dois astros celestes. O cacique sabia que eles deveriam ser punidos, mas não queria a pena de morte para seu querido filho.
            Assim, o pajé preparou uma poção mágica para eles beberem. Os dois foram condenados a viverem eternamente longe de suas tribos, sozinhos no céu. Logo que beberam a poção mágica, o rapaz foi transformado no Sol e a moça se transformou na Lua.
             É por isso que todos os dias o Sol está sempre cruzando os céus em busca da bela índia, que agora vive na forma da Lua. Às vezes, ele alcança sua amada e consegue abraçá-la, o que dá origem ao eclipse lunar.

                 Disponível em: <https://www.recantodasletras.com.br/ensaios/ >acesso em 04/05/19.


Responda de acordo com o texto:

1- Por que o filho do cacique foi transformado no sol? ______________________________________
_________________________________________________________________________.




2- Qual foi a alternativa encontrada pelo cacique para salvar seu filho da morte? ______________________
_________________________________________________________________________.

3- Quem são os personagens dessa história? _________________________________________________
________________________________________________________________________________.

4-Faça um desenho ilustrando como você imagina a vida dos indígenas brasileiros antes da chegada dos portugueses ao Brasil:





















            Campo Bom: Mistura de povos e etnias

            Campo Bom tem como formação étnica predominante germânica, mas tem outras tantas etnias e culturas. O período de urbanização veio por volta de 1959, juntamente com a emancipação, quando Campo Bom deixou de pertencer a São Leopoldo, e passou a se desenvolver economicamente. Antes de os imigrantes alemães virem para Campo Bom, a partir de 1825, tinham portugueses aqui. E antes dos portugueses já tinha a tribo de índios Kaingang. Além disso, muitas pessoas começaram a vir de comum na época famílias inteiras virem de Santa Catarina, Paraná, para trabalhar nas fábricas.
           

Marque um x nas respostas corretas:

(    ) Campo Bom tem formação étnica predominante italiana.

(    ) Antes do Imigrantes alemães haviam os imigrantes italianos aqui em Campo Bom.

(    ) Haviam tribos indígenas em Campo Bom

(    ) Campo Bom é formado por uma só etnia: os portugueses

Como observamos no texto acima muitas culturas diferentes formam a população de Campo Bom, cada uma com suas crenças, e características próprias, como já vimos em sala de aula.
O mais importante é o respeito por toda e qualquer pessoa independente de sua cor de pele, religião, cultura ou característica física.




 Pensando nisso vamos refletir:


Em relação a frase ao lado marque um V para verdadeiro e um F para Falso:


(   ) Devemos respeitar todas as crenças religiosas.

(  ) Não é certo falar mal do que o outro acredita, mesmo que não seja o mesmo que você acredite.

(   ) Podemos desrespeitar quem não acredita no que eu acredito.

(   ) Existem diversas crenças religiosas.




Pensando um pouco nas crenças, símbolos, religiões, culturas conseguimos perceber que também existem diversas formas de Arte, e que ela faz parte do nosso cotidiano, nas pinturas, peças de teatro, música...
Então vamos ver um pouquinho das pinturas indígenas:




. 



  



Cada pintura tem um significado diferente, agora é hora de você colocar sua criatividade em ação. Escolha uma delas e desenhe no boneco. Descreva qual você desenhou e por que escolheu.










  






Vamos pensar matematicamente para resolver as situações:

A)    Em uma reserva indígena os moradores utilizam-se da pescaria para garantir o seu sustento, eles pescaram durante o mês de março 323 peixes, no mês de abril 265 e em maio 435. Quantos peixes eles pescaram durante os três meses?


B)    Cada peixe é vendido por dois reais, ou seja no mês de março eles venderam os peixes e ganharam seiscentos e quarenta e seis reais. Conforme o exemplo:
         
             C   D   U  
         3    2   3
      X           2
_____________
                    6    4    6              Quanto dinheiro eles ganharam nos meses de abril e maio?


        C) Em que mês eles ganharam mais dinheiro? Por quê? _______________________     ________________________________________________________________________
         ________________________________________________________________________.
   
        D) Qual a diferença de peixes pescados entre o mês de maio e março? _________________________________________________________________________.

EDUCAÇÃO FÍSICA

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MORADA DO SOL              NOME:____________________________________________________
PROFESSOR(A) Denize Pires da Silva      TURMA:       DATA:___/___/____.   
        AVENIDA MUNICIPAL, 250     BAIRRO MORADA DO SOL – CAMPO BOM –
TELEFONE: 99668-7276     EMAIL: moradadosol@campobom.rs.gov.br

Planejamento semanal do dia:    11/05/2020 ao dia 15/05/2020
OBS: Qualquer dúvida entrar em contato com o(a) professor (a) pelo email  denizepires.paim@gmail.com ou ligar para a escola no telefone: 99668-7276  para agendar o horário com o professor.  

Essa atividade deverá ser entregue até o dia: 18/05/2020


 Turma 42

         Olá caros alunos e pais!
Meu nome é Denize Pires da Silva e sou a nova professora de Educação Física.

Este é o primeiro contato que estamos tendo, por isso temos muitas coisas para conversar,  e neste primeiro momento gostaria de poder conhecê-lo (a) melhor. Pensando nisso que desenvolvi as tarefas a seguir:

1) A primeira tarefa será fazer um vídeo ou escrever falando de si mesmo.  Caso não consiga sozinho peça ajuda e auxílio de seus pais ou responsáveis. Ok
Se apresentar – falar o nome e a idade, com quem mora.

Falar do que espera fazer nas aulas de educação física e o que não gosta de fazer nas aulas.

Sempre temos conhecimentos que trazemos para a escola que são adquiridos no dia a dia, em contato com nossos familiares e amigos, se você conhece alguma brincadeira ou jogo que gostaria de compartilhar com seus colegas me diga/mostre ou descreva para nós.
 
2) Agora peço que sinalize de 01 a 13 por ordem de preferência as atividades que mais gosta nas aulas de educação física. Comece pela que mais gosta pelo 1 e sucessivamente até o 13 menos gosta ou não sabe dizer:
(  )corridas
(  )brincadeiras de pega-pega
(  )ginástica
(  )circuitos
(  )alongamento
(  )brincadeiras de roda
(  )brincadeiras em grupo
(  )jogos de mesa
(  )jogos de quadra
(  )atividades com bola
(  )atividades com corda
(  )atividades manuais com materiais diversos

(  )atividades com música e ritmos/dança

MÚSICA

INGLÊS

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!